segunda-feira, 13 de maio de 2013

Reflexão do filme “ Para a minha irmã”



Ficha Técnica do filme:
Título original: My sister's keeper
Origem: EUA
Ano: 2009
Director: Nick Cassavetes
Elenco: Cameron Diaz, Abigail Breslin, Sofia Vassilieva, Jason Patric, Alec Baldwin, Joan Cusack, Evan Ellingson Thomas Dekker.
Género: Drama.
Duração: 109 minutos

Reflexão:
Manipulação. Até que ponto será ético manipular um ser vivo? Quais as implicações psicológicas e emocionais? Kate foi diagnosticada com leucemia promielocítica aguda ainda em criança. Esta necessitava de um rim, porém nem o seu irmão mais novo, Jesse, nem seus pais, Sara e Brian, eram compatíveis. Perante esta situação, os pais decidem com aconselhamento médico, ter um bebe proveta. Com diagnóstico genético e pré-implantação estaria garantida uma correspondência cromossomática perfeita.
A situação tornasse ainda mais dramática quando Anna, a bebé proveta com onze anos, procurou um advogado, Campbell Alexender, com o objetivo de obter emancipação médica. De facto o sofrimento desta criança tinha sido perturbador: havia sido internada oito vezes, em onze anos; realizou seis cateterizações, duas aspirações de medula óssea e duas recolhas de células estaminais. E os efeitos secundários? Hemorragias, infeções, hematomas, injeções de Fligrastim ( hormonas de crescimento), para além das náuseas, comprimidos para dormir, opiáceos. Será ético submeter um ser humano, ainda mais uma criança, a este tipo de procedimentos dolorosos? Será justificável por se tratar de ajudar um familiar? E quais seriam as sequelas na vida adulta de Anna? Não poderia engravidar, não poderá praticar desporto, no fundo sería necessário ter cuidados para o resto da vida. E será que valeria a pena? E se a doação fosse rejeitada pelo organismo de Kate? Será que é correto priorizar uma vida em detrimento de outra? Será eticamente correto colocar uma vida em risco para curar outra? Será que esta criança se sentiria amada pelos seus pais ou sentir-se-ia apenas uma criança que foi criada para atingir um fim? Anna conseguiu sua emancipação médica a pedido da sua irmã Kate, que já havia morrido.





                                                                                                                              Rute Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário