quinta-feira, 16 de maio de 2013

Condicionamento Clássico- Experiência de Pavlov.

O Condicionamento Clássico, também conhecido por condicionamento de Pavlov, foi proposto por este investigador numa experiência com cães. A ideia é que depois de um certo numero de ensaios o cão fizesse algo que não fazia antes, ele teria aprendido alguma coisa. 

Pavlov criou um cenário experimental que lhe permitia observar os estímulos e as respostas do sujeito da experiência, de um cão. Pavlov constatou que o cão salivava naturalmente ao estímulo carne, sem necessidade de treino. Na teoria pavloviana, diz-se que o estímulo incondicionado – carne – produziu uma resposta incondicionada – salivação. 
De seguida, Pavlov fez soar uma campainha segundos antes de dar a carne ao cão, e este respondeu salivando. Pavlov repetiu várias vezes a sequência dos estímulos som e carne. Certa altura, Pavlov apresentou apenas o estímulo som da campainha e verificou que a resposta salivar do cão era igual à que dava ao estímulo incondicionado – carne. Neste caso, ocorreu o processo de condicionamento: o cão deu uma resposta condicionada – salivação – a um estímulo condicionado – som. A resposta condicionada ou reflexo condicionado resultou de um processo de associação de estímulos, o incondicionado e o condicionado.
1- O cão responde à comida salivando. 2- O cão não responde ao som.
3- O cão responde salivando ao estimulo som e comida.
4- O cão responde salivando apenas ao estimulo som.
Filipa Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário