Pavlov criou um cenário experimental que lhe permitia observar os estímulos e as respostas do sujeito da experiência, de um cão. Pavlov constatou que o cão salivava naturalmente ao estímulo carne, sem necessidade de treino. Na teoria pavloviana, diz-se que o estímulo incondicionado – carne – produziu uma resposta incondicionada – salivação.
De seguida, Pavlov fez soar uma campainha segundos antes de dar a carne ao cão, e este respondeu salivando. Pavlov repetiu várias vezes a sequência dos estímulos som e carne. Certa altura, Pavlov apresentou apenas o estímulo som da campainha e verificou que a resposta salivar do cão era igual à que dava ao estímulo incondicionado – carne. Neste caso, ocorreu o processo de condicionamento: o cão deu uma resposta condicionada – salivação – a um estímulo condicionado – som. A resposta condicionada ou reflexo condicionado resultou de um processo de associação de estímulos, o incondicionado e o condicionado.
![]() |
1- O cão responde à comida salivando. 2- O cão não responde ao som. 3- O cão responde salivando ao estimulo som e comida. 4- O cão responde salivando apenas ao estimulo som. |
Filipa Alves
Sem comentários:
Enviar um comentário