segunda-feira, 13 de maio de 2013

Reflexão do Filme "Memento"



Ficha Técnica:
 
Título: Memento
Origem: EUA
Director: Christopher Nolan
Género: Drama Suspense
Duração: 113 miuntos
Música: David Julyan
Elenco: Guy Pearce, Carrie-Anne Moss e Joe Pantoliano
 

 Breve análise do filme:

 E se um dia acordasse e não se lembrasse de onde está e porque está? Se tivesse uma conversa e não se lembrasse da pessoa com quem a teve ou a conversa que teve a menos que apontasse? Leonard perdeu a capacidade de memória após a morte de sua esposa, que havia sido violada. Após esse incidente o seu objetivo é encontrar o culpado responsável pela morte de sua esposa. E será que ele já não haveria encontrado e não se lembrava? Memento integra um enredo e uma história. Uma das narrativas é a cores e outra a preto e branco. As sequências a preto e branco revelam Leonard a falar com um desconhecido ao telefone sobre um caso relacionado com o seu trabalho – investigador de seguros – antes do ataque. Ele fala sobre Sammy Jankis, um contabilista semi aposentado de 58 anos que havia tido um acidente de aviação com sua esposa. Os médicos diagnosticaram uma possível lesão do hipocampo.
   A sua memória não abarcava mais de alguns minutos. Este tinha-se dirigido a Leonard uma vez que estava inválido, não trabalhava e as contas médicas eram enormes. O objetivo de Leonard era determinar se o estado de Sammy era psicológico ou físico. Apesar de não ver televisão, apenas anúncios por serem curtos, Sammy conseguia realizar coisas incríveis desde que as tivesse aprendido antes do acidente, como por exemplo dar insulina à sua esposa através de uma injeção. Os médicos garantiram a Leonard que existia uma doença “Perda de Memória a Curto Prazo”, rara mas genuína. Sammy não conseguia aprender nada de novo. Durante a pesquisa Leonard encontrou algo novo, condicionamento. Ele devia ser capaz de aprender por meio da repetição, é como se aprende a andar de bicicleta. Evolui-se com a prática. Os médicos analisaram a reação de Sammy ao condicionamento: pegar em três objetos à escolha. Alguns estavam eletrificados e davam choque ao toque. A finalidade era ver se Sammy sería capaz de aprender a evitar esses objetos, não por meio da memória mas sim por instinto. Os outros casos reagiram ao condicionamento, Sammy não, o que sugeria um fator psicológico e não físico. Recusaram pagar o seguro, visto que as doenças mentais não estavam abrangidas.
As passagens a cores retratam a investigação de Leonard, usando métodos de anotações e tatuagens no seu corpo para se lembrar das coisas. Tal como Leonard explica o seu problema é resultado de um ataque feito por dois homens em sua casa. Leonard matou o homem que estuprou e estrangulou sua esposa, porém o segundo homem que lhe bateu na cabeça escapou e fugiu, esta era a sua versão na qual a polícia não acreditava. Leonard tatuou em si mesmo o número da placa do carro de Jonh G. Vendo que este usava a roupa do seu namorado, Natlie fica irritada e após descobrir da sua condição, usou-a para fazer com que Leonard afastasse Dodd, um traficante de droga que a havia tratado mal. Entretanto Leonard lida com Teddy, que age como seu amigo, e que o ajuda a lidar com Dodd. O auge do filme começa quando Teddy explica que é um polícia disfarçado e que tem ajudado Leonard na investigação. Teddy diz que achou Jonh G. (Jimmy Grantz, namorado de Natalie) e manda-o para um prédio abandonado onde Leonard o mata e estrangula. Leonard tira uma foto polaroid e enquanto é revelada a cena a preto e branco faz à transição para o colorido e as cenas coloridas do filme começam. Leonard troca de roupa com Jimmy e enquanto arrastava o seu corpo, este sussurra Sammy fazendo Leonard questionar se Jimmy é o verdadeiro segundo homem. Teddy acaba por admitir que  Jimmy era apenas um traficante e que juntos já haviam matado o verdadeiro Jonh G. à um ano. Teddy afirma que Leonard confundiu elementos de sua própria vida com a de Sammy, explicando que Sammy era um enganador de pessoas que não tinha esposa. Afinal a esposa de Leonrd tinha sobrevivido ao ataque e ela é que era diabética. Foi a sua esposa que morreu de overdose de insulina e não a esposa de Sammy. Leonard vai embora com o carro de Jimmy. O filme termina com Leonard parando num tatuador pronto a fazer a tatuagem da placa de carro que vai levar à suposta morte de Teddy.





                                                                                                                                        Rute Ferreira


2 comentários: