terça-feira, 28 de maio de 2013

Clonagem humana


  • Clonagem: processo assexuado de produção de clones ou cópias geneticamente idênticas ao ser vivo que se pretende reproduzir.

  • Clonagem reprodutiva: tem sido usada na multiplicação de animais, além da Dolly, muitos mamíferos têm sido clonados. Esta técnica reprodutiva consegue-se pela transferência de informação genética do núcleo de um célula somática pertencente ao ser vivo a clonar para um célula recipiente a que se extraiu o núcleo.
                                            
  • Clonagem embrionária: é um processo semelhante ao da geração de gémeos monozigóticos. Por razões ainda não esclarecidas, o óvulo fecundado clona-se a si próprio, constituindo-se então dois ovos separados, que estão na origem de dois embriões independentes. É um meio de reprodução que permite multiplicar o embrião de um ser vivo para se produzirem gémeos, trigémeos, quadrigémeos, etc.
                                           


  • Clonagem terapêutica: é uma técnica semelhante à clonagem reprodutiva, contudo diferencia-se por dispensar a estadia do embrião num útero com a finalidade de se tornar num novo ser. O que se pretende não é a duplicação de um ser vivo, mas a produção de células-tronco embrionárias com as quais se constroem tecidos e órgãos para transplantes.
                                            
Débora Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário