quinta-feira, 16 de maio de 2013

Condicionamento operante- Experiência de Skinner


O condicionamento operante considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente. 
Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar, designando assim esta consequência como um reforço. Porém o reforço pode ser positivo ou negativo, se a seguir à conduta for apresentado um estímulo apetecível (reforço positivo) ou retirando um estímulo aversivo (reforço negativo).

Mas caso a consequência seja desagradável a frequência do comportamento vai diminuir, logo vamos chamá-la de castigo.
O condicionamento operante foi designado pelo investigador Skinner, que para mostrar este processo, recorreu a uma experiência com um rato: Skinner colocou um rato faminto numa caixa em que, para este se alimentar, teria que aprender accionar uma alavanca. Já dentro da gaiola, o animal começou por executar movimentos exploratórios desordenados. Num certo momento, por acaso, carregou na alavanca, o que lhe mereceu uma bolinha de comida. Posteriormente, e ainda por acaso, o rato voltou a accionar a alavanca, pelo que voltou a receber uma nova dose de comida.
A dada altura, o rato começou a associar a resposta operante -accionar a alavanca- ao reforço -dose de alimento. Feita a aprendizagem, a partir daí, o rato passou a permanecer próximo da alavanca e a premi-la com maior frequência.
Filipa Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário