terça-feira, 28 de maio de 2013

Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso humano


      

   Todas as ações que realizamos implicam a execução de actos de natureza fisiológica, executados pelos nossos músculos e glândulas, e atos de natureza psicológica. Estas actividades são realizadas de forma espontânea e natural. Atitudes tão simples como desejar ir a uma festa, gozar o bom tempo, ser amigo das pessoas implica o normal funcionamento das estruturas fisiológicas, cujo controlo está a cargo do sistema nervoso. O que é afinal o sistema nervoso? Quais as suas funções e os seus elementos integrantes?
O sistema nervoso é o que monitora e coordena a actividade dos músculos e a movimentação dos órgãos, é por isso responsável pelo equilíbrio interno do organismo e o equilíbrio do ser humano no meio externo.
O sistema nervoso dispõe de dois subsistemas fisiológicos que se designam por sistema nervoso central e sistema nervoso periférico.



   O sistema nervoso central, desempenha essencialmente as tarefas associadas ao processamento e coordenação das informações. É constituído por duas estruturas nervosas, o cérebro (cérebro anterior, cérebro posterior e cérebro médio) e a espinal-medula.


   O sistema nervoso periférico, desempenha as tarefas ligadas à condução e circulação das informações. Nele se inscrevem os nervos sensoriais, os motores e os mistos (sistema nervoso somático). Dentro deste sistema nervoso destaca-se ainda o sistema nervoso autónomo: simpático e parassimpático (responsáveis pelas alterações de adrenalina).
                                                    
Rute Ferreira

1 comentário: