quarta-feira, 8 de maio de 2013

Agentes responsáveis pela transmissão genética- 12º Ano


Hereditariedade: conjunto de processos biológicos que presidem à transmissão das características dos pais à sua descendência.
Genética: estudo da variabilidade dos caracteres individuais e a sua transmissão a geração seguinte.

  •  Células Germinais
O óvulo e o espermatozóide são células germinais/reprodutoras originárias, respectivamente  da mãe e do pai. São o veículo das características recebidas dos nossos ascendentes.

  • Ovo
Primeira célula do indivíduo, resultante da fecundação do óvulo, efectuada por um espermatozóide  É no momento da formação do ovo que recebemos todo o nosso património hereditário.
O ovo, também chamado de zigoto é a única célula que se dividirá em duas, e cada uma destas em outras duas e assim sucessivamente, até se formar a totalidade do organismo. A multiplicação celular é consequência desta divisão binária, designada por mitose.
 
  • Cromossomas
Elementos integrantes do núcleo de cada célula, transportadores de genes, que são as unidades básicas da hereditariedade.
O número e o tipo de cromossomas são constantes nas células do mesmo individuo e dos dos indivíduos da mesma espécie, a isto dá se o nome de cariótipo.
Vinte e três cromossomas são semelhantes nos dois sexos. O vigésimo terceiro, constituído pelos cromossomas sexuais, apresenta diferenças:
-na mulher há dois cromossomas X ;
- no homem um X e um Y. 

Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomas reduzido pela metade. 

Cromossomas Homólogos- pares de cromossomas que apresentam forma e estrutura semelhante.

Cromossomas.
  • Genes
Os genes são unidades biológicas que contêm informação responsável pela constituição orgânica do ser vivo. Estão alojados nos cromossomas e são as unidades básicas da hereditariedade. Têm a função de armazenamento do património genético, bem como a sua transmissão aquando da divisão celular. Os genes combinam-se uns com os outros de modo a constituir um programa responsável pelo aparecimento das características físicas do individuo.
Genes alelos são responsáveis por a características que cada um de nós tem.
Gémeos verdadeiros (monozigóticos) - têm origem num único ovo que se divide em dois, originando dois embriões idênticos.
Gémeos falsos (dizigóticos) – provêm de dois óvulos fecundados por dois espermatozóides diferentes; possuem cada um a sua própria identidade.
Diferença entre Gémeos Verdadeiros e Gémeos Falsos. 
  • ADN (ácido desoxirribonucleico): molécula complexa formada por subestruturas de fosfatos, bases e açúcares, cuja sequência determina toda a informação genética transmitida pelos cromossomas.
Molécula de ADN.

Os genes são constituídos por ADN. O ADN tem como função armazenar o património genético e transmiti-lo aquando da divisão celular. Estrutura-se numa espécie de escada helicoidal ( forma de hélice), em que duas guardas, ligadas umas às outras por açúcar azucar) e ácido fosfórico, se ligam uma à outra por degraus, cada um dos quais constituído por duas bases:
A-adenina; T-timina. (Estas duas bases, andam invariavelmente emparelhadas.)         
G-guanina; C- citosina. (A guanina e a citosina andam sempre ligadas.)

Nucleótido- Associação de cada uma das bases constitutivas dos degraus aos açúcar azucar) e ao fósforo das guardas.
Molécula de ADN e os seus constituintes.

  • Genoma Humano
Designa-se por genoma humano o nosso código genético, isto é, a informação que os genes disponibilizam para a construção e funcionamento do nosso organismo. Esta informação encontra-se no ADN.
Genoma- Conjunto de toda a informação hereditária codificada no ADN.

Filipa Alves

21 comentários:

  1. O que pretendia saber era se os genes paternos e maternos eram os ÚNICOS responsáveis pelo que somos ou também herdamos genes de gerações anteriores. Se houver resposta para esta dúvida, agradeço seja notificado. Adelino Neves.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu sou teu pai e tu sais a mim nao ha duvidas nisso
      tens o focinho do teu avo e a burridade de um jumento que ele tinha numa corte
      espero ter ajudado

      Eliminar
  2. mas foi bom
    um pouco de cancro nunca fez mal a ninguem :D

    ResponderEliminar
  3. mas q conversa venha a ser esta?! q falta de endocaçao. deus meu

    ResponderEliminar
  4. o funcionamento deste site e igual ao do testiculo do padre de lijo

    ResponderEliminar
  5. vamos pinar ?????????????????????????????????????????? <3

    ResponderEliminar