terça-feira, 28 de maio de 2013

Preformismo e Epigénese

    Na espécie humana se considerarmos o desenvolvimento de determinadas características e capacidades tais como a linguagem, podemos constatar o papel desempenhado pelos fatores genéticos, pois só o ser humano é dotado da capacidade de falar e manifesta e se adquire no relacionamento com as outras pessoas.

   O preformismo é uma teoria que sustenta a ideia de que no ovo já estão presentes todas as características futuras do indivíduo, independentemente do meio onde este se desenvolve.

   Somos um produto ináto da hereditariedade e da genética. Só somos aquilo que os genes nos derem.


  •  Preformismo: tese segundo a qual o desenvolvimento individual prossegue um rumo predeterminado, em virtude da programação inscrita no código genético.
   A epigénese tem uma posição construtiva do desenvolvimento, considera-o como um resultado da combinação integrada de fatores genéticos e ambientais. Defende que somos o resultado da genética mas também do que a rodeia (a sociedade, o ambiente...)


  •  Epigénse: tese segundo a qual o desenvolvimento do individuo se processa através da ação recíproca estabelecida entre a genética e o ambiente. 


                     Débora Ferreira

Sem comentários:

Enviar um comentário