segunda-feira, 27 de maio de 2013

Cognição- Percepção

Cognição
  • Processo cognitivo é uma atividade intelectual implicada na compreensão, processamento, utilização e comunicação do saber.
Esta é uma atividade complexa que se realiza à custa de outros processos, os seguintes:
-perceção, para contactar e apreender os objetos;
-aprendizagem, para adquirir conhecimentos e condutas novas;
-memória, para conservar o que se aprendeu.


Quanto à percepção:
  • Perceção é o processo de organização e interpretação da informação proveniente dos estímulos do meio, de modo a identificarmos os objetos e acontecimentos significativos que nele ocorrem.
Podemos dizer que a perceção é seletiva, ou seja, não tomamos consciência de tudo o que se passa à nossa volta. Existem muitos estímulos perante os quais nos comportamos como se não existissem. Essencial à perceção, existe a atenção que é um processo capaz de bloquear uma quantidade muito grande de estímulos que só iriam perturbar a atividade cerebral de descodificação. A atenção, mecanismo selecionador de estímulos, é, por consequência, um mecanismo protetor do cérebro.

 Os fatores da atenção:

          A atenção é condicionada por duas ordens de fatores:
  • Uns, inerentes ao objeto, servem para o evidenciar, de modo a cativar a atenção do sujeito. São eles: a intensidade, o contraste, o tamanho, a cor, o movimento, a luminosidade e a novidade.
  • Outros, ligados ao sujeito, predispõem-no a dar atenção a umas coisas e não a outras. Entre eles: as necessidades, as motivações, os gostos, os hábitos, as expectativas, a profissão e a experiência passada.

 Segregação figura-fundo no processo percetivo:

         O campo percetivo é constituído por figuras que se destacam de fundos. Figuras e fundos apresentam caracteres opostos, pelo que se segregam mutuamente. Em termos percetivos, esta segregação permite boas perceções.
Quando o contraste não está bem estabelecido (quando há indiferenciação figura-fundo) ou quando a figura e o fundo são reversíveis, temos dificuldade em percecionar.
1º caso- não sabemos de que objeto se trata.
2º caso- ficamos indecisos entre um objeto ou outro, dado que tanto a figura como o fundo podem funcionar simultaneamente como figuras ou como fundos.

Constância percetiva:

         A constância percetiva é a tendência para ver os objetos sempre com a mesma cor, tamanho e forma, embora saibamos que a cor varia com a luz ambiente, que o tamanho varia com a distância a que se encontra dos nossos olhos, e que a forma varia com a posição em relação à nossa linha de visão. Este processo, facilita a nossa adaptação ao mundo, vendo-o sempre como algo de habitual, de conhecido, e não como um conjunto de objetos em modificação permanente, de acordo com as mudanças das imagens percecionadas.

Fatores de significação no processo percetivo:

         Estes factores fazem com que a perceção, fenómeno de captação do mundo, se transforme noutro fenómeno em que o mundo é parcialmente criado pelo sujeito que perceciona.
A idade da pessoa, o sexo, a cultura, as motivações, a profissão, a experiência anterior, as expectativas e o estatuto social são fatores que se projetam nas situações fazendo com que elas deixem de ser situações objetivas, independentes do sujeito, para passarem a ser situações para um sujeito, particularmente vividas, transfiguradas pela interioridade desse sujeito.

Video de apoio: http://www.youtube.com/watch?v=RAYJ1BMP7w4
Filipa Alves

Sem comentários:

Enviar um comentário