quinta-feira, 16 de maio de 2013

Funcionamento global do cérebro humano




O sistema nervoso central tem como função geral a coordenação das nossas atividades. É constituído por duas estruturas: a espinal-medula e o cérebro.

Espinal- Medula

 
 
  A espinal-medula é uma massa nervosa situada no interior e ao longo da coluna vertebral, que lhe serve de proteção. A parte interna da medula (substância cinzenta) é formada por neurónios sem bainha mielínica; a parte externa (substância branca) é formada por neurónios com bainha mielínica.
   A espinal-medula é o principal centro coordenador das atividades reflexas, como por exemplo, o reflexo rotuliano. Por isso, é um órgão importante como mecanismo de defesa contra agressões do meio, na medida em que as suas respostas são diretas e automáticas, ocorrendo antes de qualquer decisão cerebral.

 
 Exemplos: fechamos mecanicamente os olhos se nos entrar um cisco, levantamos a perna quando nos picamos num pé ou retiramos a mão quando apanhamos um choque.

 
  Objetivo: é sempre para defesa do organismo em relação ao agente agressor do meio.
   É também um centro condutor. Qualquer decisão, seja para andar, para falar ou para fazer outro movimento, requer troca de mensagens entre a espinal-medula e o cérebro.

 
  Curiosidades: quando um eletricista vai verificar a corrente elétrica de um cabo, verifica sempre com as costas da mão e não com a palma. Pois, sempre que nos magoamos na palma da mão temos a tendência de a fechar; sempre que nos magoamos nas costas da mão afastamo-la. Assim, para não correr o risco de ficar eletrocutado, o eletricista usa as costas da mão para fazer o teste.


Cérebro

O cérebro é uma massa nervosa que também se encontra protegida por uma estrutura óssea - a caixa craniana. A parte interna do cérebro contem substância branca, sendo a exterior (o córtex cerebral) constituída por substância cinzenta. O córtex significa casca, sendo a casca, é o que se vê melhor. É de dimensões razoáveis, ocupando toda a superfície externa do cérebro, e que, nos seres humanos, constitui cerca de 90% da totalidade cerebral. Por isso, quando se olha para uma figura que representa o cérebro humano, o córtex cerebral, ou, simplificadamente o córtex, é a parte mais visível. O córtex é a estrutura nervosa que assegura a superioridade humana, isto é, a enorme capacidade de processar informações e de atribuir significados às situações e aos acontecimentos do mundo.



Catarina Varela

Sem comentários:

Enviar um comentário