terça-feira, 28 de maio de 2013

Prematuridade e Neotenia

Biólogos, etólogos e psicólogos, unanimamente, consideram que as principais diferenças entre o homem e os animais incidem numa espécie de inacabamento biológico do primeiro, pois as outras espécies revelam um acabamento desde muito cedo.
   Por um lado, os animais apresentam um ritmo acelerado de desenvolvimento, autonomia que os liberta relativamente aos adultos; pois revelam-se precoces na manifestação de características adultas. Distintamente, o homem demora vários anos a comportar-se como adulto; ao nascer apresenta-se como prematuro, destituído de capacidades desenvolvidas, sendo que mesmo em adulto continua a manifestar traços juvenis, daí a eterna perpetuação da infância.
 Para caracterizar o inacabamento do ser humano, Savater usa termos como "traços fetais", "indeterminação", "espécie menos crescida" e "menos decidida". A prematuridade ou inacabamento biológico do ser humano designa-se por neotenia e é denunciada através do atraso no desenvolvimento e consequente dependência prolongada.

Neotenia - Atraso no desenvolvimento que determina que as características juvenis se mantenham na idade adulta.

Como neoténico, o ser humano manifesta um retardadmento na evolução, no desenvolvimento do cérebro e prolonga a sua morfologia juvenil até à vida adulta. Desta foma, o homem envelhece sem estar completo, constituído por apontamentos ligeiros, sem ultrapassar certos traços adolescentes, daí a maior diferença entre a morfologia dos jovens e dos adultos nos animais do que nos homens.

Possuir carácter neoténico significa que:

  • o desenvolvimento se processa lentamente, o que provoca atrasos na maturação de competências adequadas ao desempenho de papéis próprios do adulto; a criança não nasce com capacidades desenvolvidas que lhe permitam sobreviver: 
  • a maturação nunca está completamente terminada, pois a pessoa continua a manter características próprias da idade juvenil; a forma oval do crânio e a cavidade occipital que se situa na sua base são aspetos juvenis que o adulto conserva; 
  • ao chegar à idade adulta, a pessoa não se estratifica significativamente, continuando aberta a novas aprendizagens; ser adulto significa disponibilidade para adquirir formas inovadoras de ultrapassagem de obstáculos. 
Uma das consequências da neotenia é a duração interminável da infância no ser humano, pois a fragilidade e a incompletude da criança fazem-na depender absolutamente do adulto, o que se considera como um factor de promoção de múltiplas e infindáveis aprendizagens. A aprendizagem é um processo psicológico fundamental no ser humano, é a partir daí que este adquire estratégias de adaptação ao meio físico e social; pois ao aprender, o ser humano compensa em abertura e liberdade o que no animal não existe.
  O carácter inacabado confere plasticidade ao ser humano, dando-lhe múltiplas possibilidades, pois cada ser humano possui a capacidade cerebral de descobrir estratégias adequadas à vida em qualquer ambiente da Terra, desde o deserto às montanhas. Desta forma, é possível garantir a evolução e o desenvolvimento em variadas perspetivas; a plasticidade neuronal aliada à diversidade comportamental, facilita a resolução de vários problemas.
  A sociabilidade humana (capacidade de desenvolver relações estáveis com os outros), pode ser vista como um reflexo da dependência juvenil. O ser humano nasce e permanece impotente, necessitando de proteção e cuidados por parte dos adultos; no entanto, tal dependência pode traduzir-se em enriquecimento para a criança, para os pais e para a sociedade. A criança beneficia da vinculação estabelecida com a mãe, daí o sucesso nas relações sociais e dos laços afetivos estabelecidos na sociedade.
  A capacidade de aprender continuadamente, de imaginar as mais variadas soluções e de estabelecer relações sociais estáveis implica notáveis características do cérebro humano que nos tem afastado progressivamente das outras espécies.


Ângela Rodrigues

5 comentários:

  1. Este trabalho não está bom, está excelente. Parabens. Obrigada foi muito útil

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, a explicação está excelente e muito completa. Os meus parabéns

    ResponderEliminar
  4. O trabalho tá perfeito Ângela, mas preciso saber se a senhora fez doutorado, pois minha professora só aceita se for de doutores. Se a senhora não for doutora, a informação foi tirada de onde? De algum texto cientifico?

    ResponderEliminar