"A psicologia nunca poderá dizer a verdade sobre a loucura, pois é a loucura que detém a verdade da psicologia." Michel Foucault
quinta-feira, 23 de maio de 2013
Genótipo e Fenótipo
O ser humano não herda características acabadas, mas sim potenciais genéticos que podem ou não, desenvolver-se. Para compreender a ideia de herança de caracteres inacabados, temos de saber o que é genótipo e fenótipo.
O genótipo ou genoma, refere-se ao conjunto de todos os genes de um indivíduo. Estes caracteres não são visíveis, são elementos de natureza química e a sua combinação pode originar determinadas características.
Genótipo: Conjunto de genes que constituem o património hereditário de cada indivíduo (não se vêm fisicamente).
O fenótipo diz respeito aos caracteres observáveis nas pessoas, como por exemplo a estatura, a cor dos olhos, o funcionamento do fígado ou do ritmo cardíaco de cada indivíduo, até à sua capacidade de raciocínio ou ao modo como este interage com os outros, são tudo aspetos que fazem parte do Fenótipo.
Fenótipo: Conjunto de características fisiológicas, psicológicas e comportamentais que se manifestam como resultado do genótipo em interação com o meio ambiente (vê-se fisicamente - é a expressão do genótipo).
Sem comentários:
Enviar um comentário